terça-feira, 6 de julho de 2010

Jane Jacobs + Hertzberger + Intervenção

Em seu livro "Morte e Vida de Grandes Cidades" Jane Jacobs faz uma crítica ao planejamento urbano e a reurbanização que é adotado ignorando-se o funcionamento prático das coisas. Nos capítulos iniciais a autora fala sobre os usos das calçadas exemplificando como a separação espaço público x espaço privado, o enfoque do olhar dos moradores como proprietários naturais das ruas e a utilização ininterrupta das calçadas contribuem para a segurança das ruas, e descreve o círculo vicioso que envolve a diminuição do uso das ruas e a consequente redução da segurança nestas ruas, e vice-versa.
Jane Jacobs destaca que a confiança e o comprometimento pessoal entre moradores de uma mesma rua influenciam na situação de compartilhamento dos espaços da rua ou do isolamento dessas pessoas, contribuindo também para a segurança ou para a falta dela. A autora descreve a importância da escolha das ruas como espaço adequado ao relacionamento de crianças e o consequente comprometimento das pessoas na vigilância dessas ruas que recebem esta utilização, e exemplifica bairros que optam por construir parques e playgroundes públicos e acabam por ter problemas de violência e insegurança nestes locais.
A valorização da função social das ruas por meio de uma mescla de trabalho, comércios e residências possibilita convivências e contribui para a segurança e a vitalidade das ruas, segundo a autora.
Hertzberger explana em seu livro "Lições de arquitetura muitas das idéias de Jane Jacobs, como por exemplo, na proposição de construção de espaços que permitam a comunicação visual interno x externo. O autor fala também da gama de percepções experimentadas pelas pessoas nas diferentes situações, a partir de projetos que consideram uma maior quantidade de aspectos.
Outro ponto em Hertzberger e Jane Jacobs concordam é que os detalhes possuem grande importância no planejamento urbano. E que portanto, arquitetos e urbanistas têm grande responsabilidade em suas propostas para as cidades.
As propostas de intervenção para as vagas de carro corroboram as proposições feitas pelos dois autores no sentido que todas elas tinham o objetivo de atrair as pessoas para as ruas e, portanto, para que se envolvessem com este espaço, mesmo que temporariamente. Essas sugestões de uso deste lugar público propiciam também a experimentação de novos usos para esses lugares.

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